Australia, Brisbane

Os empregos para estudantes na Australia

12 February, 2015

Esse post foi uma sugestão do Léo Falcão, leitor do blog e que acompaha o canal também, obrigado pela dica, espero que ajude você e outros que pensam em vir para a Kangaroo Land!

Vamos lá, vamos falar do que interessa, bufunfa, la plata, o faz me rir, é bom né!? Em dólar melhor ainda! Afinal você precisa pagar suas contas aqui nesta parte do mundo também, comer, se vestir, viajar e claro tomar aquela breja, que diga-se de passagem está bem cara por aqui…

Mas como ganhar o suado dinheirinho aqui? Vou separar este post em tópicos para facilitar a leitura ok? Vamos lá!

Tipos de emprego mais comuns para estudantes na Australia:

Dishwasher:

Nada mais que lavador e pratos! Sim, seja em restaurantes, estadios, casa de família e afins, todo estabelecimento alimentício precisa de um, e este é você meu caro! O estudante feliz que vai lavar pilhas de louça para que o restaurant continue funcionando…

Média salarial: $15 – $20 hora (Dependendo do lugar pagam até mais!)
Carga Horária: entre 15 e 20 horas (Podendo variar de lugar para lugar)
Ponto Positivo: Geralmente a carga horaria é grande, então o dinheiro também
Ponto Negativo: Você não fala muito inglês, e lavar louça é um saco!

washing

Waiter/Waitress:

Garçon/Garçonete, apesar de no Brasil não ser uma profissão muito valorizada, aqui eles gostam e pagam relativamente bem! O serviço é o que vocês já conhecem, servir mesas, anotar pedidos, levar bebidas/comidas e claro limpar as mesas, em muitos restaurantes os garçons também ajudam na cozinha, lavando louças ou organizando com os chefs, depende do lugar.

Média salarial: $18 – $35 hora
Carga Horária: entre 15 e 20 horas (Podendo variar de lugar para lugar)
Ponto Positivo: Fala-se muito inglês, uma boa para treinar!
Ponto Negativo: É sempre uma correria, você vai conhecer pessoas mal educadas, mas no final da noite o salario compensa

$_86

Food Runner:

O food runner é um tipo de garçon, que só leva comida, você não anota pedidos nem conversa muito com os clientes, é um trabalho mais simples em teoria mas bem dinâmico, correr da mesa para a cozinha e vice-versa por horas no Restaurante.
Média salarial: $18 – $25 hora
Carga Horária: entre 15 e 20 horas (Podendo variar de lugar para lugar)
Ponto Positivo: Fala-se muito inglês, uma boa para treinar!
Ponto Negativo: Bastante cansativo

628x471

Bartender / Bar Staff

Um dos melhores empregos, na minha humilde opinião, ficar atrás do bar, atendendo clientes, dando risada, preparando drinks e servindo cerveja, emprego dos sonhos! Claro que como diz o Tio Ben “Com grandes poderes vem grandes responsabilidades” então esteja preparado para não vender bebida a menores, bêbados e brigões, quem toma a multa é você também e não é barato!! Além de ter todo o trabalho de reposição de estoque e etc. Pessoalmente prefiro bar staff do que qualquer outro job.

Média salarial: $18 – $30 hora
Carga Horária: entre 15 e 20 horas (Podendo variar de lugar para lugar)
Ponto Positivo: Fala-se muito inglês, trabalho divertido e empolgante
Ponto Negativo: Tem seus pontos ruins como reposição de estoque e aguentar gente bêbada chata as vezes.

download

Cleaner:

O famoso tio da faxina agora vai ser você! Lembra aquele papel que você jogou no chão? A privada que você chapiscou? Pois é, quem limpa agora é você! E ganha muito bem para isso. Nunca trabalhei como cleaner, mas tenho amigos que chegam a gostar do trabalho como um todo, é um dos mais estáveis, tem sua carga horaria definida, e não é um trabalho casual, você é realmente contratado, a maioria é de segunda a sexta, com folgas em feriados remunerada, férias, 13 e etc…uma boa pedida para quem gosta de uma tranquilidade e não liga de limpar algumas privadas chapiscadas ou vômitos no banheiro.

Média salarial: Entre $400 e $600 por semana
Carga Horária: entre 15 e 20 horas (Podendo variar de lugar para lugar)
Ponto Positivo: Emprego estável, confiável e seguro.
Ponto Negativo: Preciso dizer que lavar privada é uma merda?

Bright_Hiring_Standards

 

House Keeping:

Esse eu acho interessante, é a famosa camareira de hotel, apesar de ter um colega que trabalho com isso (Abraços Fabião), desconfio que ele queime a rosca…voltando ao trabalho, é limpar quartos de hotel, como um cleaner, mas só em hotéis e acredito que casas também.

Média salarial: $400 e $600 por semana
Carga Horária: entre 15 e 20 horas (Podendo variar de lugar para lugar)
Ponto Positivo: Emprego também estável
Ponto Negativo: Imagine um quarto onde teve uma orgia no dia seguinte, preciso continuar?

can-uniforms-help-your-hotel-attract-younger-clientele-_16001012_800833657_0_0_14068508_500
A carga horaria para estudantes:

A carga horaria para estudantes é de no máximo 20 horas por semana, ou 40 a cada duas semanas, podendo-se fazer 40 horas em uma semana e 0 na outra, isso é LEI e se você for registrado para o trabalho o governo sabe quantas horas você trabalha, dizem as más línguas que existe uma carência de até 5 horas a mais, ou seja 25 horas semanais, mas não tenho certeza…

Existe também uma multa para o estudante que desrespeitar esta regra e também para o empregador, juro que procurei mas não achei o valor desta muta, se alguém descobrir me avise por favor!

É possível ter mais de um emprego, contanto que os dois tenham uma harmonia entre as 20 horas totais, você pode trabalhar 10 em cada, 8 em um e 12 no outro e por ai vai…basta manter a ordem para não se prejudicar.

Claro que muita gente excede este limite, correndo os riscos, até hoje não vi ninguém tomando esta tal multa, mas vamos nos atear as regras não é?

Farei outro post falando sobre empregos, como tirar o TFN (Tax File Number) uma espécie de numeração da carteira de trabalho, necessário para qualquer emprego, o ABN (Australian Business Number) o famoso CNPJ para prestador de serviços, o RSA (Responsible Service of Alcohol) necessário para trabalhar em restaurantes e muito mais, fiquem ligados no blog.

Espero que este post tenha clareado a mente jovem de vocês queridos amigos viajantes intercambistas que sonham em vir ou já estão aqui!

Obrigado por acompanhar, não deixe de compartilhar!

You Might Also Like

  • Guilherme

    Fala Deotii !!
    Novamente mandando muito bem no blog !!!
    Acompanho seu canal no youtube e como você disse é a sua 3ª chegada na Austrália. Fiquei com uma duvida você ainda está matriculado em cursos para utilizar o visto de estudante? ou não precisa mais de curso para ficar na Austrália?
    Abraçooss

    • Thiago Deoti

      Fala Guilherme!! Estou com o visto de estudante ainda sim, tenho minha escola e etc…ainda não consegui a Residência rsrs

  • João Victor Piccolo

    Eai Deoti!

    Pô cara, começei a ver seus videos por acaso, vendo alguns videos da Ana Buzz. Estou querendo ir para Brisbane no final de março. Realmente está de parabéns. Você conseguiu focar as maiores duvidas e explicar tudo com as palavras mais faceis. Isso faz nós chegarmos ai com mais confiança ou pelo menos com uma noção do que iremos enfrentar. Tinha até vontade de montar um vloger também. Tenho um projeto em mente, pode ser que uma parceria de até certo. Focado mais em mostrar o lado “putaria” da AUS. Mas enfim, deixa eu chegar ai primeiro. Abraços!!

    • Thiago Deoti

      Adoro esse lado “Putaria” daqui, mas não acho que minha namorada ia gostar muito! kkk Boa sorte bro, tamo junto!

  • Aussieanonimo

    Bom post porem mto falho com informacoes:
    Voce menciona que os estabelecimentos nao irao lhe aceitar se nao tiver RSA; Bom isso nao confere, qualquer estabelecimento pode lhe contratar sem RSA e por LEI voce deve providenciar o mesmo em ate 28 dias apos o inicio do trabalho.
    Voce menciona sobre o TFN que nao sera contratado caso nao tenha isso; Mais uma informacao falha, lembre-se que empresas tem a opcao de te contratar via TFN ou ABN (Australian Business Number = CNPJ)
    Menciona tambem sobre a carteira de motorista ser aceita em todos os lugares e inclusive autorizado pela Policia; Mais uma informacao falha, este documento pode ser utilizado por ate 3 meses apos sua chegada inicial no Pais, no caso de estadia superior a 3 meses se caracteriza Residencia Temporaria e nao mais turismo sendo Obrigatorio (Segundo site OFICIAL do QLD Transport) a carteira de Qld. A CNH nao eh aceita como documento de identificacao como o passaporte ou 18+ (proof of age) por nao ser um documento ORIGINAL em Ingles e como a Lei diz, se o documento nao eh Original em Ingles o mesmo somente eh valido mediante a uma traducao feita por alguma pessoa do NAATI (www.naati.com.au)
    Menciona tambem que na Australia como qualquer outro pais nao pode beber e dirigir; Mais uma informacao falha na Australia voce pode beber e dirigir desde que esteja dentro do limite legal no caso de Qld eh 0.05 em outros estados eh diferente mas segue o link (http://www.qld.gov.au/transport/safety/road-safety/drink-driving/blood-alcohol/)

    Entretanto a intencao do blog/vlog eh mto boa mas se eu puder dar uma dica: procure as informacoes mais precisas antes de publica-las para que seu conteudo nao perca credibilidade. Verifique tambem as “historias” pra nao cair na radio peao, ou historia de pescador. A tal historia contada na comunidade foi uma brincadeira posteriormente revelada de um dos membros pra ver a reacao das pessoas sob o tal tema “jeitinho brasileiro”

    Com relacao ao comentario do amigo acima perguntando sobre como permanecer na Australia.
    Existem diversas maneiras, seja estudando, seja como dependente, seja como residente, seja como turista, refugiado, sponsorado, entre tantas outras opcoes, mas como estudante eh obrigatorio um visto valido e matriculado em escola e nao pode-se passar mais do que 8 semanas de holidays entre um curso e outro, outra opcao eh ser dependente de alguem (namorada(o), esposa(o), etc que possua um visto valido.
    Porem recomendo procurar um agente de imigracao para responder sua pergunta pois dar conselho imigratorio sem ser registrado no MARA eh CRIME na Australia.

    • http://lifestylebrazil.net/ Camila LifestyleBrazil

      Sobre o RSA, nunca ouvi falar mas até acredito que exista essa regra dos 28 dias para apresentá-lo, ok. Só que na prática vale mencionar que muito estabelecimento não vai correr este risco e vai dar prioridade a candidatos que já tenham o curso. O curso é literalmente para ensinar o que é servir álcool com responsabilidade na Austrália, portanto trabalhar com bebidas sem este certificado é o mesmo que dirigir sem antes estudar a legislação. Os estabelecimentos tomam uma bela multa se servirem alcool a alguém embriagado, e por isso muitos obviamente preferem empregar quem já esteja por dentro de todo o procedimento.

      • Thiago Deoti

        Obrigado pela resposta Camila =D

    • Thiago Deoti

      Obrigado pelas informações, o caso do Facebook foi o Bruno Leite, que inclusive é um amigo meu, e ele fez realmente de brincadeira, mas gerou um puta repercursão por aqui…sobre dar conselhos de imigração, eu nunca dou, afinal não entendo pifas disso hehe.

    • Thiago Deoti

      SObre o RSA, existe essa lei sim, mas te desafio a encontrar e conseguir um emprego sem o RSA ready quando pedirem…SEMPRE em todas as minhas entrevistas isso era obrigatorio ter…

      A carteira de motorista realmente é válida por 3 meses, mas você pode continuar usando ela após esse periodo por sua conta e risco claro…e sim, serve como documento oficial, uma vez que já a usei para trabalho, multas, direção, baladas entre muitos outros, o RG sim não da pra ser usado, vale a pena checar isso ai também…
      Abs!

    • Angelo Aquino

      Hey Aussieanonimo…porque VC não cria seu próprio blog, porém sem tantas informações falhas.. Aproveita e posta como é conviver com o jeitinho brasileiro mesmo sabendo que está sendo um idiota.

  • Vanessa C. Bordin

    Oi Deoti, muito legal o seu blog.
    Eu acho que o TFN está mais para um CPF do que para uma carteira de trabalho.
    Sobre a multa por passar das 40 horas quinzenais, eu nunca vi, mas sei que a imigração fica de olho e isso pode interferir em um futuro visto, principalmente o de residente. E se a imigração pegar, corre o risco de ser deportado…foi o que ouvi falar.
    Mas vale lembrar que durante as férias escolares, pode-se trabalhar full time. Obrigada, Bj

    • Thiago Deoti

      Exatamente Van!! O TFN está mais para um CPF mesmo, e é usado para empregadores hehehe, sobre as 40 horas quinzenais, sim, corre-se o risco caso trabalhe mais que isso…mas nunca vi ninguém se ferrar por isso também…acho que vai mais da sorte né?

      Obrigado por acompanhar, beijos!!

  • Rafael Paz

    Otimo post mate! Muito esclarecedor! Parabens!

    • Thiago Deoti

      Thanks mate!!

  • Letícia Rocha

    Olá Deoti, tudo bem?

    Acompanho seu blog e seu canal no Youtube há tempos e sempre encontro o que preciso fazer!

    Chego em Brisbane daqui há 10 dias e a ansiedade já não está mais cabendo em mim hahahah

    Também tenho um blog, mais simples (http://leticiaeeduardonaaustralia.blogspot.com.br/)… Mas o fiz por que acho muito importante as pessoas terem um local para procurar informações, pois leio muuuuitos blogs e isto ajuda MUITO!

    Estou pensando em começar a gravar vídeos… Bem simples mesmo porque não sei editar, mas está difícil lidar com a timidez! Acho que em vídeo é muuito melhor para demostrar as coisas do que só escrever… Então estou pensando bem a respeito!

    Bom, mais uma vez parabéns pelas informações sempre de grande valia! =D

    Abraços e tudo bom! =D

    • Thiago Deoti

      Obrigado Leticia, manda bala nos seus vídeos, vale a pena sim!! Beijão!!

  • Guilherme Couto

    Eai Deoti, cara primeiro hiper parabéns pra vc pelos vídeos e dicas.. Tudo muito show, bem feito e com qualidade. Eu quero ir pra Austrália tem um tempinho e agora finalmente estou tomando coragem. Até o fim do ano completo 3 anos de inglês e vou me sentir mais confiante pra continuar estudando o inglês ai. Minha graaande duvida eh a seguinte: trabalho com TI, programo um pouco web (php) e sou mais especializado em infra estrutura (redes e servidores, manutenções de pc tb e etc). Vc acha difícil conseguir um trampo dentro das 20hrs nessa área e qual seria a média de valor pago por hora? Pelo menos pra ter uma noção. Ficarei muito grato se me ajudar c essa dúvida e te pago uma cerveja Qdo chegar ai haha. Grande abraço!

    • Ana Paula Buzzo

      Oi Guilherme, não sou o Thi mas vi seu comentário hoje, hehe!

      Dá uma olhada nesse site, ó: http://www.seek.com.au.
      Dai procura pela sua área e seleciona “part time” pra você ter uma noção se tem vagas dentro das 20hrs e qual seria o salário.

      Mas pra conseguir um trampo na área de TI mesmo acredito que primeiro você tenha que ter um inglês muito bom. De qualquer forma vaga sempre tem, vale a pena se planejar e pesquisar. :)

      • Guilherme Couto

        Oi Ana Paula.. Legal, depois que mandei o comentário acabei encontrando alguns desse sites e fiz umas pesquisas haha. Mesmo assim, muito obrigado pela dica ;) Ja to devendo uma cerveja pro seu namorado qdo eu chegar ai kkk

        • Thiago Deoti

          Essa breja eu vou cobrar hein!! Pra mim e pra Paula! HAHAHA Boa sorte bro!!

      • Thiago Deoti

        Boa Gata, valeu!

  • http://www.digitaldiscovery.com.pt Pedro Menezes Pereira

    Excelente artigo! Obrigado! Vou para lá em breve e estou à procura de quartos para partilhar – vi este dois websites http://www.flatmate.com e http://au.easyroommate.com/ – Qual é que recomendam?

  • Felipe Pexe

    Brother queria te agradecer pelo ótimo blog!! Muito completo e explicativo , auxiliando muito para sanar algumas incertezas que nós temos ao fechar um intercâmbio!
    Ao assistir o vlog e ler o blog decidi por ir para Brisbane ano que vem ser mais um nessa terra que parece ser animal! Maio de 2016 to desembarcando por aí!! Abraços e sucesso!!