Australia, Vida

A Educação Profissional Australiana

21 February, 2015

Algumas coisas me deixam realmente impressionado na Australia, sua beleza, praias, garotas, limpeza da cidade entre outra muitas mais, mas o que realmente me faz pensar duas vezes antes de voltar para o Brasil ou trabalhar com brasileiros é exatamente a educação e cultura do meu próprio povo.

Sim, nós temos uma coisa que nos diferencia dos demais, e se chama falta de educação e pensamento narcisista, muitas vezes já fiz trabalhos muito bons que não são sempre reconhecidos e claro, os ruins são os que as pessoas fazem mais questão de exaltar, já tive que ouvir coisas do tipo “Olha ai, a merda que você fez”. Não posso realmente generalizar o comportamento dos Brasileiros aqui, visto que a maioria que encontrei me ajudaram bastante e me abriram muitas portas, esse texto é um geralzão mesmo sobre a nossa cultura e jeito de ser, não se desespere, você vai encontrar brasileiros aqui que vão te ajudar de uma forma que você nunca pensou que fossem.

Ok, você vai me dizer “Mas Deoti, isso acontece com todo mundo cara, para de mimimi” eu vou te dizer que não, não acontece com todo mundo, e se acontece tem algo muito errado por ai! As pessoas cometem erros sim, óbvio mas da mesma forma que os erros devem ser corrigidos os acertos devem ser exaltados, digo isso porque trabalhei com Brasileiros, Australianos, Italianos e muitas outras nacionalidades e consegui traçar um perfil bem diferente de cada um deles.

Claro que não vou generalizar, existem pessoas boas e ruins em qualquer cultura, país, raça, cor e etc, mas sim podemos ver muitas semelhanças entre os povos. Vamos lá, trabalhando com Brasileiros eu percebi isso que citei acima, erros são na maioria das vezes exaltados de forma exagerada e acertos tem uma porcentagem muito menor de reconhecimento, com Italianos, me parece que tudo é a base do grito, e um pouco de falta de educação também, será que isso é cultural? Mas também tem o lado bom de ser um povo feliz e que te ajuda e te ensina a fazer as coisas sem o menor problema.

Agora vem a grande pergunta, e os Australianos? Ahhh meu amigo (a), esse eu vou te contar, nunca tive um problema sequer com eles, de novo, não da para generalizar, mas em sua grande maioria são pessoas que te ajudam, te ensinam e reconhecem seus acertos. Long history short, trabalho com um Australiano que tem me ensinado muitas coisas, como fazer café, drinks entre outros no bar, você pode ver a foto do meu primeiro Cappuccino no Instagram também clicando aqui, claro que como estou aprendendo meus cafés não tem saído aquela delícia, mas estão começando a evoluir…esses dias eu coloquei o café na máquina de forma errada e o pó vazou todo, fez uma senhora bagunça, e eu com aquela cara de “ué” pedindo desculpas loucamente e pensando que iria perder meu trabalho, meu colega virou e disse “Don’t worry too much, it’s just coffee mate” (Não se preocupe tanto, é só café cara).

Este e outros exemplos acontecem com frequência, o australiano é um povo muito relaxado e tranquilo com coisas simples da vida, e isso reflete no trabalho e na tranquilidade que eles passam para as pessoas, após esse episódio ele me ensinou como colocar o café direito na máquina e nunca mais tive problemas com isso, e claro, sem esquecer, você sempre ouvirá deles espontaneamente um “You’re doing great mate, good job!” (Você está indo bem cara, bom trabalho!) como forma de incentivo, quão legal é isso? Lembro de poucas vezes que ouvi isso no escritório trabalhando com Brasileiros em todo esse tempo de trabalho que tenho desde meus 17 anos…

Minha questão é: É tão difícil sermos um povo mais amigável não só com samba, carnaval e futebol mas sim com as pessoas que nos cercam? Olhar um pouco mais para os acertos das pessoas e colegas ao invés de exaltar o erro e a humilhação? Vim para a Australia querendo aprender outra cultura, e é exatamente o que tem acontecido e o que eu quero levar para o Brasil para tornar o meu país melhor as pessoas que me cercam, acredito que essa seja a maior herança que levamos da Australia.

E você? Tem alguma experiência parecida para contar? Como é seu dia-a-dia de trabalho no Brasil ou aqui na Australia? Conta ai nos comentarios.

Obrigado por acompanhar, tamo together!! =D

You Might Also Like

  • Rafael Barros

    Legal o texto e tudo que vc falou eh verdade.. Trabalhar com Australiano te satisfaz mto mais. Tao sempre querendo te ensinar e da gosto de trabalhar. So nao concordo com “eu quero levar para o Brasil para tornar o meu país melhor”. Ja desisti de voltar, infelizmente uma cultura que nem a nossa nao se muda nem em 500 anos. Nao sou pessimista mesmo pq rezo para q meus pais e irmaos vivam bem e com qualidade de vida, mas num contexto geral o Brasil faz mto mal aos proprios Brasileiros.

    • Thiago Deoti

      Pois é, eles sempre te colocam pra cima, é demais esse jeito deles, e poxa, sim, levar para o Brasil caso eu volte, sinto que já mudei muito nesse 1 ano e meio aqui e pretendo evoluir cada vez mais!

      Abração, obg por acompanhar!!

  • Ana Paula Buzzo

    Que post legal, amor! Gostando muito de ver sua evolução como blogueiro, parabéns pelo texto e pelo assunto. Realmente a diferença cultural interfere demais na hora do trabalho, australianos parecem ser de fato sempre muito bem educados e prestativos. :)

    • Thiago Deoti

      Obrigado minha linda, fico super feliz quando você “Aprova”, aprendo tanto contigo! haha A diferença cultural é enorme, você vai sentir isso na pele quando chegar e tiver que trabalhar com eles, é demais! Mesmo! Bjs gatinha =*

  • Rafael Lopes

    Parabéns pelo trabalho Thiagão, tenho acompanhado sua estadia na Austrália pelo youtube, insta, face e por aqui e a cada dia que passa rezo mais para chegar minha hora de chegar nesse lindo pais, acredito que esse semestre ainda eu desembarque em Sydney. Já contactei a Hello Austrália, ja fiz orçamento e pretendo passar um bom tempo ai do mesmo jeito que você está fazendo, deixando tudo para trás. Grande abraço e quando eu chegar na austrália vou conhecer Brisbane, se for possivel a gente troca uma idea bacana.

    • Thiago Deoti

      Valeu brother, desejo tudo de melhor na sua vinda!! Se vier pra Brisbane da um toque ai!! Abração!!